Sistemas de Apoio à Gestão da Empresa e ao Compliance na Quarentena

Fraudes Contábeis

Com o impacto causado pela Covid-19, muitas empresas estão passando por uma transformação profunda para se adaptarem aos novos tempos. A principal mudança é o trabalho, que passou a ser remoto ou home office em todas as áreas nas quais essa modalidade é possível.

Importante esclarecer a diferença entre trabalho remoto e home office. No primeiro caso, o trabalho é realizado da mesma forma ou o mais próximo possível de como ele era feito presencialmente; já quanto ao home office, pode não haver uma jornada específica, e sim um prazo de entrega por tarefa, o que de certa forma, acaba tornando a agenda mais flexível.

Portanto, o que está acontecendo na maioria dos casos é a adoção do trabalho remoto pelos funcionários. Mas, como realizar as mudanças necessárias e ao mesmo tempo manter, ou até aumentar, a produtividade reduzindo riscos?

Apresentamos neste artigo alguns Sistemas de Apoio necessários à gestão da empresa que, quando bem executados, são ferramentas que incrementam a produtividade, conformidade e a qualidade do trabalho na organização.

Seguem alguns deles: Gestão da Cultura Organizacional, Mediação de Conflitos, Mentoria Profissional e Solução de Problemas.

Gestão da Cultura Organizacional

Um dos pilares de uma empresa que acaba sofrendo as maiores transformações é a cultura organizacional. É essencial que toda empresa que deseja se destacar no mercado tenha uma cultura bem incorporada e estável, e que todos os colaboradores estejam cientes dela. Caso a empresa ainda não tenha, seguem alguns pontos a serem avaliados para sua disseminação:

Missão, visão e valores: Servem para definir qual é a direção estratégica empresarial e social da empresa. Perguntas a serem feitas e que podem ajudar a definir essa direção são: “Qual o objetivo da empresa, seu propósito de existir e qual o legado que ela quer construir?”; não menos importante: “Quais são as crenças e valores indispensáveis para que o trabalho seja executado da melhor forma pelos seus colaboradores a fim de atingir seu objetivo, propósito e a consolidação do seu legado?”

Código de conduta: dentro de um programa de compliance é essencial que haja um código de conduta da empresa do qual todos os seus membros tenham conhecimento para adotar e respeitar normas internas e externas. Igualmente importante é que esse código de conduta seja periodicamente revisado.

No caso de uma empresa que já possui uma cultura organizacional bem definida, o desafio é adaptá-la ao meio digital. Seguem alguns exemplos de medidas a serem adotadas preventivamente:

  • Consultar a legislação sobre trabalho remoto e home office, para avaliar se a empresa está realizando suas atividades em conformidade com a Lei
  • Desenvolver parcerias com empresas que possam fornecer o suporte que a sua não esteja apta neste momento, a fim de manter a motivação e o bem-estar dos colaboradores, como por exemplo: parcerias com empresas ligadas à saúde e prevenção de doenças físicas ou psicológicas, de incentivo ao exercício físico, gerenciamento do estresse, de reforço ao equilíbrio emocional, e outras que amenizem os desafios impostos pela quarentena
  • Disponibilizar online o máximo de serviços possíveis, incluindo as funções de suporte, como as interações com RH, Treinamento e Desenvolvimento, avaliação psicológica e de resultados etc.
  • Designar responsáveis pela integração de novos funcionários, especialmente os que iniciem o trabalho em home office e os que permaneçam trabalhando remotamente por tempo indeterminado
  • Investir em happy hour virtual, calls com o CEO, e interações em equipe para falar dos resultados, mencionar reconhecimentos etc.

Inovações no Google Brasil

O Google Brasil é um exemplo de empresa que está conseguindo passar por este momento de crise realizando mudanças em sua cultura organizacional.

Algumas das medidas que escolheu tomar foram a criação de um Culture Club, uma espécie de comitê que ajuda a preservar a cultura Google mesmo em meio online, através do qual é realizado o Super Fun Meeting, onde os funcionários aparecem para trabalhar de pijama, com uma xícara de café na mão e cara de sono.

De acordo com Vicente Carrari, head de negócios no Google Brasil, o trabalho remoto já era uma realidade na sede do Google, nos EUA, mas no Brasil essa adoção foi um pouco mais difícil porque a nossa cultura é de estar junto, de ter contato social, de sair de casa para trabalhar.

Mas a pandemia ajudou a mudar essa visão e a derrubar o que o executivo considera como um mito. “A gente costumava ter um evento de stand-up a cada três meses, chamado Noogler Disorientation, para tirar sarro do dia a dia no Google. A última, fizemos online, sem palco. Nossa maior mensagem foi que podemos continuar nos conectando e falando as mesmas besteiras que falamos no escritório. Mas a gente mesmo é que tem que fazer acontecer”[1].

A experiência do Google Brasil não é a única. Segundo pesquisa[2], 78% dos brasileiros que estão trabalhando remotamente se sentem mais produtivos.

Além disso, 90% dizem que a comunicação entre funcionários e liderança está indo muito bem, 95% confiam nas decisões tomadas pelas empresas e 78% possuem uma estrutura minimamente razoável para trabalhar em casa.

Essa, aliás, é outra preocupação que faz parte da cultura organizacional nesse momento de pandemia: verificar se os funcionários têm as condições necessárias para o trabalho à distância e, se não tiverem, providenciar.

Figura 1: Níveis de favorabilidade – adaptação
Fonte: Você S/A

Porém, os níveis de ansiedade também estão aumentando. Em vista disso, outra adaptação que precisa ser feita é a inclusão da preocupação com a saúde mental dos funcionários, até porque investir no bem-estar dos colaboradores é importante para que produzam melhor.

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Mentoria Profissional

Realizar a contratação de um mentor ou de uma consultoria profissional, principalmente em cenários de crise, é fundamental para que a empresa consiga ver exatamente onde estão as falhas e onde estão os pontos de melhoria, pelo fato desse mentor ou consultor não ter a conexão emocional com o negócio e poder fazer uma análise realista e que vá realmente ajudar a empresa a se estabelecer no mercado.

Mediação de Conflitos

Segundo dados do IBGE, 522 mil empresas fecharam definitivamente desde o início da pandemia e, das que continuaram abertas, 70% tiveram queda no faturamento e 34% realizaram demissões[3].

Diante disso, juízes integrantes da Comissão de Enfrentamento dos Impactos da Pandemia da Covid-19 criaram um projeto-piloto de mediação pré-processual para apoio à renegociação de dívidas decorrentes dos efeitos da Covid-19. O objetivo é ajudar a diminuir os impactos da crise, já que apenas entre maio e junho de 2020, o número de pedidos de recuperação judicial e extrajudicial cresceu 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Esse projeto-piloto se dá em um tribunal que tenha implementado o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Empresarial (Cejusc Empresarial) e deverá providenciar a capacitação específica de colaboradores e mediadores em matéria empresarial.

Solução de Problemas

Além dos três destacados acima, outro ponto-chave é justamente a solução de todos os problemas que a empresa estiver enfrentando para que ela consiga seguir em frente independentemente dos cenários que estejam por vir. E, dentro disso, a cultura organizacional é o primeiro item a ser avaliado porque, sem ele, a própria comunicação da empresa fica prejudicada e dificulta a resolução de conflitos.

Conclusão

Esse é o momento para as empresas começarem a fazer uma análise mais profunda de suas normas internas, verificando onde podem promover melhorias para se adaptar ao novo cenário de trabalho majoritariamente remoto, bem como onde podem inovar, mas sobretudo, identificar falhas que possam ocasionar problemas graves futuramente; inclusive as que podem ter se tornado um problema justamente por causa da mudança de cenário, e que antes, não seriam assim consideradas.

Como são muitas as variáveis decorrentes das mudanças ocorridas no modus operandi das organizações desde o início da pandemia, contratar uma empresa especializada neste tipo de trabalho é o ideal, para que se possa avaliar de forma sistêmica e investigativa os pontos de correção para garantir o melhor desempenho organizacional, minimizando os riscos para a empresa.

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[1] Disponível em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/07/24/a-cultura-do-google-e-quase-como-um-reator-nuclear.htm. Acesso em 31 de julho de 2020.

[2] Disponível em https://vocesa.abril.com.br/carreira/78-dos-profissionais-se-sentem-mais-produtivos-trabalhando-remotamente/. Acesso em 31 de julho de 2020.

[3] Disponível em https://www.dw.com/pt-br/pandemia-fechou-522-mil-empresas-no-brasil/a-54207985. Acesso em 31 de julho de 2020.

Referências

CANUTO, Allessandra. Conheça os 6 principais erros que as empresas cometem que podem impactar no dia a dia. Estadão, 26 de julho de 2020. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/conheca-os-6-principais-erros-que-as-empresas-cometem-que-podem-impactar-no-dia-a-dia/. Acesso em 31 de julho de 2020.

DEUTSCHE WELLE. Pandemia fechou 522 mil empresas no Brasil. DW, 16 de julho de 2020. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/pandemia-fechou-522-mil-empresas-no-brasil/a-54207985. Acesso em 31 de julho de 2020.

ENDEAVOR BRASIL. 7 ferramentas gratuitas para criar uma cultura de valor sem falar de dinheiro. Endeavor, 15 de setembro de 2016. Disponível em: https://endeavor.org.br/pessoas/como-criar-cultura-organizacional-ferramentas/. Acesso em 31 de julho de 2020.

INGIZZA, Camila. Para superar a crise, startup muda sua estratégia de aquisição de clientes. Exame, 4 de agosto de 2020. Disponível em: https://exame.com/pme/para-superar-a-crise-startup-muda-sua-estrategia-de-aquisicao-de-clientes/. Acesso em 4 de agosto de 2020.

LANZARETTI, Bruno. Trabalhar de pijama, discutir Game of Thrones: como é a cultura do Google? UOL, São Paulo, 24 de julho de 2020. Disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/07/24/a-cultura-do-google-e-quase-como-um-reator-nuclear.htm. Acesso em 31 de julho de 2020.

LIMA, Monique. 78% dos profissionais se sentem mais produtivos trabalhando remotamente. Você S/A, São Paulo, 26 de abril de 2020. Disponível em: https://vocesa.abril.com.br/carreira/78-dos-profissionais-se-sentem-mais-produtivos-trabalhando-remotamente/. Acesso em 31 de julho de 2020.

PIRES, Raphael. Promova agilidade na sua agência com a metodologia lean. Rock Content, 12 de outubro de 2018. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/metodologia-lean/. Acesso em 31 de julho de 2020.

PUPO, Amanda. CNJ aprova resoluções sobre recuperação de empresas. BOL, Brasília, 17 de julho de 2020. Disponível em: https://www.bol.uol.com.br/noticias/2020/07/17/cnj-aprova-resolucoes-sobre-recuperacao-de-empresas.htm. Acesso em 31 de julho de 2020.

SEHO, Gabriela. Digitalização do RH e a jornada do colaborador 100% online. Tiinside, 4 de agosto de 2020. Disponível em: https://tiinside.com.br/04/08/2020/digitalizacao-do-rh-e-a-jornada-do-colaborador-100-online/. Acesso em 4 de agosto de 2020.

VILELA, Roberto. A mentoria de negócios como saída em tempos de crise. Estadão, 24 de julho de 2020. Disponível em: https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/a-mentoria-de-negocios-como-saida-em-tempos-de-crise/. Acesso em 31 de julho de 2020.

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