O Tom que vem do Topo

Implementar uma cultura de Ética e Integridade é um desafio em qualquer organização. Sabemos que há um turnover natural de funcionários, bem como novas “tentações” e oportunidades capciosas nascendo a cada dia, o que obriga as equipes de RH e de Compliance a sempre realizarem treinamentos e sensibilizações.

Nesse ambiente Vuca (volátil, incerto, complexo e ambíguo), há uma constante que sustenta a cultura ética e íntegra. Trata-se do Tom do Topo, ou Tone of the Top, em inglês. Esse tom é o que vai conduzir as atitudes e decisões sensíveis dos colaboradores.

O Tom que vem do Topo é a mensagem clara e consistente emitida pela alta direção – Conselho de Administração e corpo diretivo. Essa comunicação não é só verbal, se pauta, principalmente, no comprometimento dessas pessoas com a Ética e a Integridade em momentos de decisão.

O tom não pode ser apenas declarado, precisa ser exercido e demonstrado. Afinal, por que analistas e coordenadores se importariam com essas questões sensíveis se nem mesmo sua alta direção se preocupa? É claro que valores de ética e integridade estão dentro de cada um, e uma pessoa pode ter a postura proba independentemente de seus colegas e superiores. Mas a forma como conduzir determinada questão, os detalhes que devem ser vistos, variam para cada pessoa. Por isso mesmo, deve haver uma maneira de agir que esteja dentro do que a empresa espera, e esse modelo tem na alta direção seu baluarte.

Em longo prazo, a falta de um tom padronizado que venha do topo é prejudicial à reputação da empresa. Na visão do cliente, a imagem do colaborador que lhe está atendendo representa toda a companhia; na visão do mercado, histórias de bastidores e comentários de funcionários passados e atuais são determinantes.

Se a Alta Direção não demonstra através de suas atitudes o comprometimento com a Ética e a Integridade, os demais colaboradores podem se sentir mais confortáveis em não se comprometerem também. Algo que coloca em xeque todo o trabalho do RH e do Compliance em treinar, sensibilizar, criar políticas etc.

Somente com o Tom que vem do Topo é possível embasar uma cultura íntegra e responsável, com práticas éticas na condução dos negócios e aderente à legislação e aos requisitos específicos aplicáveis.

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Denise Debiasi é CEO da Bi2 Partners, reconhecida pela expertise e reputação de seus profissionais nas áreas de investigações globais e inteligência estratégica, governança e finanças corporativas, conformidade com leis nacionais e internacionais de combate à corrupção, antissuborno e antilavagem de dinheiro, arbitragem e suporte a litígios, entre outros serviços de primeira importância em mercados emergentes.

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