O Impacto da Gestão da Qualidade na Melhoria da Performance Financeira

Melhoria de Performance

Com a pandemia da Covid-19, a atividade industrial foi, e ainda está sendo, infelizmente, a mais prejudicada. Só no mês de junho, a queda na produção foi a mais baixa historicamente, segundo dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Faturamento dessazonalizado de junho[1]
Fonte: CNI

Diante disso, como fazer uma gestão da qualidade na indústria em tempos de trabalho remoto? Como adaptar a produção à nova realidade? E o que algumas indústrias estão fazendo como exemplo para a melhoria da performance financeira com base na gestão da qualidade? Tudo isso será abordado a seguir.

Antes de tudo, é bom relembrar os pilares para uma boa[2] gestão da qualidade, bem como as vantagens de se aplicar esses pilares e as ferramentas que podem ser utilizadas levando-se em consideração o momento atual.

1º Pilar: Foco no Cliente

A empresa deve buscar saber quais são as necessidades de seu público consumidor, objetivando atingir a satisfação de seus clientes. É de suma importância, também, oferecer e receber feedbacks com agilidade, para manter um bom relacionamento e garantir a fidelidade, ainda mais nesse momento de crise.

2º Pilar: Liderança Proativa

Os gestores devem transmitir a cultura da companhia e criar um ambiente de trabalho que estimule o comprometimento e o sucesso de seus colaboradores e demais funcionários, além de incentivar comportamentos criativos, mais do que essenciais nesse momento. Diante disso, é importante que a pessoa que desempenha um papel de liderança tenha a humildade e a sabedoria para aceitar ideias e sugestões que talvez não aceitaria em “tempos normais”.

“Especialmente em tempos de crise, como esse em que estamos vivendo, os líderes das operações home office devem ter um olho no presente e outro no futuro. Eles precisam enxergar a tecnologia como um ativo humano capaz de encurtar as distâncias. Precisamos ressignificar o uso que damos às ferramentas de comunicação online e humanizar esses encontros para manter aquele vínculo social criado no ambiente presencial e manter a equipe engajada e motivada. Os treinamentos remotos devem ser frequentes e devem pautar temas relacionados à inteligência emocional, à positividade e à criatividade. Tudo isso irá refletir na produtividade da equipe”, diz Kelvin Willian, gerente comercial da DBM Contact Center[3].

3º Pilar: Melhoria Contínua

Ainda que a empresa esteja em um excelente patamar de produtividade, é importante verificar pontos de desenvolvimento, pois sempre há o que melhorar e impactar positivamente a performance financeira.

4º Pilar: Decisão Baseada em Fatos

Qualquer decisão a ser tomada deve ter como base fatos e indicadores confiáveis. Com isso, manter-se informado e comunicar essas informações para todos em ambiente de trabalho, como forma de credibilidade, inclusive, é essencial.

Por exemplo: de acordo com dados da CNI, o faturamento real da indústria caiu 23,3% em abril em relação a março deste ano. Também, as horas trabalhadas na produção industrial caíram 19,4% e somente no mês de abril o emprego industrial caiu 2,3%.

Além disso, a massa salarial caiu 9,5% em abril e o rendimento médio real caiu para 6,6% também em abril. Nesse mesmo mês a UCI (Utilização da Capacidade Instalada) caiu para 69,6% e a produção total da indústria nacional caiu para 18,8%.

Fonte: CNI[4]
Indicadores industriais: dados comparativos[5]
Fonte: CNI

Ou seja, infelizmente os dados não são nem um pouco agradáveis, mas a partir deles pode-se pensar em melhores e mais acertadas decisões para a performance financeira da companhia já para o segundo semestre.

5º Pilar: Boa Relação com os Fornecedores

Se o relacionamento entre a empresa e os fornecedores é bom, fica mais fácil criar valor e atender às necessidades do público-consumidor e fortalecer parcerias.

6º Pilar: Visão Sistêmica

Ter um conhecimento total dos processos internos da empresa é de suma importância para que melhores decisões sejam tomadas, decisões mais estratégicas e que terão como resultado, dentre outras coisas, a lucratividade. Essa visão global também ajuda a identificar se uma mudança em uma área causa impacto em outra. E, se sim, qual o impacto e em que nível.

7º Pilar: Gestão por Processos

Com as decisões tomadas, o próximo passo é definir metas e estratégias que possam corrigir eventuais inconformidades e melhorar os resultados.

8º Pilar: Conscientização dos Colaboradores

O gestor ou líder deve envolver todos os profissionais, sem exceção, comunicando as estratégias, as metas e os resultados obtidos. Com todos entendendo o quão importante é o seu trabalho para a empresa, fica mais fácil cada um deles participar mais, cumprindo as metas. É importante também que a companhia invista na capacitação dos colaboradores, entendendo que esse investimento se transformará em lucro futuramente.

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Vantagens de se aderir a uma gestão da qualidade

  • Melhora o desempenho da companhia: por meio da gestão da qualidade a companhia tem mais chances de conquistar as metas previstas no planejamento estratégico e a implementação dessa gestão gera mais estabilidade e performance financeira;
  • Eleva os índices de satisfação do cliente: quando as necessidades do cliente são satisfeitas forma-se um relacionamento de confiança e de durabilidade, tão importantes nesse período de crise. Além disso, a comunicação entre ambos pode ampliar o potencial competitivo da companhia;
  • Possibilita o uso das melhores práticas do mercado: uma forma de garantir o uso das melhores práticas do mercado é seguir padrões reconhecidos internacionalmente;
  • Aumenta a produtividade: o fluxo de trabalho é otimizado quando há uma melhor definição dos processos e efetividade, economia e maiores lucros são os resultados.
  • Gera excedente para reinvestir aumentando a competitividade, afinal, é possível se calcular o custo da não-qualidade, e uma vez eliminado, comprovar essa economia direcionando-a para o aumento da produtividade.

Como implementar uma boa gestão da qualidade?

  • Fazendo um planejamento: buscar saber quais atividades são necessárias para promover a qualidade dos serviços;
  • Envolvendo todos os colaboradores: eles devem ser vistos como um elo direto com a qualidade, conscientizando-os sobre o tema proposto, além de oferecer todo o treinamento necessário;
  • Selecionando um método: fazer uso de análise SWOT, por exemplo, para entender melhor o que pode ser feito pela gestão da qualidade e pela performance financeira;
  • Fazendo mudanças controladas: é essencial para se ter mais segurança e percepção dos impactos na companhia;
  • Monitorando o desempenho: selecionar os KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores-chave de desempenho) ideais para o negócio e acompanhar com frequência para saber das mudanças; adotar inovação e tecnologia fazendo uso de um software de gestão, por exemplo, também são ótimas melhorias cujo investimento logo se recupera.

Ferramentas que auxiliam na gestão da qualidade

A já citada análise ou matriz SWOT, sigla em inglês para Strength (“força”: quais são as vantagens da companhia diante da concorrência?), Weaknesses (“fraquezas”: quais os pontos frágeis ou em que ocorrem falhas e afetam o desempenho da companhia?), Opportunity (“oportunidade”: quais os fatores internos e externos que podem trazer melhorias?) e Threats (“ameaças”: quais tendências do mercado podem ser vistas como riscos?);

O ciclo PDCA, que possui quatro etapas: Plan (“planejar”: consiste na definição das metas e dos objetivos da gestão de qualidade), Do (“fazer”: a execução do planejamento), Check (“verificar”: propõe a análise dos resultados obtidos) e Act (“agir”: prevê a avaliação dos motivos que levaram aos desvios de qualidade e aplica medidas corretivas);

Uso de fluxograma: oferece a visão sistêmica do processo pelo qual o produto passa, mostrando todos os passos das etapas relacionadas com o processo;

Utilização do CRM: serve para gerenciar informações dos clientes objetivando melhorar o relacionamento com os mesmos. É importante destacar que os sistemas de CRM estão se tornando mais específicos para cada setor.

Dados recentes da atividade industrial

Conforme dito acima, segundo pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), os dados do mês de junho não foram muito animadores, pois todas as categorias econômicas de bens industriais tiveram queda, exceto a indústria alimentícia, que apresentou alta graças às exportações.

De acordo com a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), as exportações sozinhas correspondem a 2/3 da produção industrial[6]. Também o setor de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e higiene apresentaram alta de mais de 1%. E o setor extrativo se manteve estável.

O gráfico abaixo mostra mais alguns dados com o impacto da crise de Covid-19 na demanda por produtos e/ou serviços:

Fonte: CNI[7]

Ainda em relação a esses números, os setores que apresentaram as maiores quedas foram:

  • Bens duráveis: queda de 79,6%
  • Bens de capital: queda de 41,5%
  • Bens intermediários: queda de 14,8%
  • Bens semiduráveis e não duráveis: queda de 12,4%

Contribuições da indústria durante a pandemia

Apesar de tudo, algumas empresas estão conseguindo passar por esse período de crise fazendo adaptações, parcerias e o que tem sido possível, e obtendo sucesso com essas medidas. Alguns exemplos abaixo:

Kidy: indústria de calçados infantis, localizada em Birigui (SP): Passou a produzir máscaras de proteção e doou mais de 100 mil dessas máscaras para asilos, casas de crianças e outras instituições, além de ter oferecido capacitação para dois mil colaboradores e ter contratado entre 150 e 200 pessoas qualificadas. Ao reorganizar toda a produção fabril para a confecção de máscaras, a Kidy criou uma nova forma de comercialização que trouxe como consequência lucro suficiente para lançar uma nova linha de calçados no mês de junho;

DeMillus: direcionou 50% da produção, na unidade de Penha (RJ), para produzir máscaras. Também contratou mais de 200 pessoas apenas no início de maio e, por mês, a empresa está produzindo dois milhões de máscaras descartáveis de TNT, por meio de uma parceria com a Fitesa;

Blanver: localizada em Indaiatuba (SP), a empresa farmacêutica direcionou os reforços de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, que eram voltados para o tratamento de doenças crônicas, para o combate aos efeitos da Covid-19;

Mercedes-Benz: fechou parceria com uma empresa fabricante de respiradores para acelerar a produção: a média, que era de 3 a 5 respiradores por dia, saltou para 70;

Volkswagen: está trabalhando no reparo de ventiladores pulmonares em parceria com o SENAI. Cada aparelho recuperado poderá atender cerca de 10 pessoas por cinco meses;

Pioneira: tomou a iniciativa de diariamente desinfetar as ruas, o hospital e o pronto-socorro de Suzano (município da região metropolitana de SP). O serviço começou no início de abril com previsão de pelo menos 3 meses;

Ervas Naturais: a indústria de cosméticos de Vila Velha (ES) direcionou toda a sua produção fabril para a produção de álcool gel, muito do qual foi doado, mas parte também foi vendida, sendo que essas vendas foram responsáveis por 90% da receita. De acordo com a proprietária, Zilma Bauer, a receita não gerou lucro, mas garantiu os empregos e a sobrevivência da própria empresa, que conta com apenas 22 funcionários.

Conclusão

Embora a queda na produção industrial tenha sido brusca durante esse período de crise, as empresas que estão passando melhor por essa fase são justamente as que fizeram uso de ao menos alguns dos pilares da gestão da qualidade, principalmente no que se refere à capacidade de seus líderes e gestores de conhecerem muito bem os processos internos e saberem onde poderia haver mudanças que os beneficiassem.

Foi corajoso de muitas delas direcionar toda uma produção de uma área para outra, não só colaborando com os produtos necessários a toda a população, mas também garantindo receita.

Além disso, muitas perceberam o potencial de produção de vários produtos que antes tinham que ser exclusivamente importados. “O país importa 95% dos insumos farmacêuticos, em especial da China e Índia, e agora estamos enfrentando um desabastecimento porque esses países também estão voltados a atender o mercado interno. Temos de reduzir significativamente essa dependência”, disse o diretor-presidente da Blanver. Ou seja, fazendo uso de uma boa gestão da qualidade, a produção industrial brasileira pode sair dessa crise com mais força para se tornar realmente independente.

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[1] Disponível em https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/8b/d8/8bd87517-9fc2-43fd-bb09-ce9584561f2d/indicadoresindustriais_abril2020.pdf.   

[2] Disponível em https://rockcontent.com/blog/gestao-da-qualidade/.

[3] Disponível em https://www.segs.com.br/seguros/232384-o-impacto-do-home-office-na-cultura-organizacional-das-empresas.

[4] Disponível em http://termometro.portaldaindustria.com.br/.

[5] Disponível em https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/8b/d8/8bd87517-9fc2-43fd-bb09-ce9584561f2d/indicadoresindustriais_abril2020.pdf.

[6] Disponível em https://www.moneytimes.com.br/exportacao-marca-a-alta-da-industria-de-alimentos-e-nao-o-consumo-de-generos-essenciais/.

[7] Disponível em https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/f0/9e/f09e4aaa-b6a4-4a00-8a80-006f4c8f53b9/sondespecial_impactosdacovid19naindustria_v1.pdf.

Referências

CHIQUIM, Giovana. O impacto do home office na cultura organizacional das empresas. Disponível em: https://www.segs.com.br/seguros/232384-o-impacto-do-home-office-na-cultura-organizacional-das-empresas.

CNI. Sondagem Especial 77: Impactos da Covid-19 na Indústria, 2020. Disponível em: https://bucket-gw-cni-static-cms-si.s3.amazonaws.com/media/filer_public/8b/d8/8bd87517-9fc2-43fd-bb09-ce9584561f2d/indicadoresindustriais_abril2020.pdf.

LORENZON, Giovanni. Exportação marca a alta da indústria de alimentos e não o consumo de gêneros essenciais. Money Times. Disponível em: https://www.moneytimes.com.br/exportacao-marca-a-alta-da-industria-de-alimentos-e-nao-o-consumo-de-generos-essenciais/.

PIRES, Raphael. Gestão da qualidade: o que é e o que são seus pilares. Rock Content. Disponível em https://rockcontent.com/blog/gestao-da-qualidade/.  

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