Código de Conduta Ética

Ética e Integridade

Formular um Código de Conduta Ética é um desafio que muitos gestores enfrentam ou já enfrentaram. Trata-se de uma grande responsabilidade, o pontapé inicial de um documento que, mesmo tendo a visão de que será aperfeiçoado ao longo do tempo, num processo de melhoria contínua, deve partir de um ponto claro e bem determinado.

O Código de Conduta Ética deve reunir princípios e valores que guiarão os comportamentos das pessoas. São decisões do cotidiano, que muitas vezes sequer prestamos atenção, no relacionamento com partes interessadas, como funcionários, fornecedores, sócios, acionistas, órgãos de regulamentação, comunidades etc.

O objetivo do Código é tornar o comportamento homogêneo, no mesmo modus operandi da empresa, gerando as mesmas respostas às mesmas situações com solidez e constância. Ele previne que indivíduos desfrutem de privilégios, como atrasos sem motivação. Para esses problemas rotineiros, ele embasa a decisão dos gestores em caso de alertas ou punições, tornando a situação mais institucional

O Código faz parte de algo maior, o Programa de Compliance que, por sua vez, integra o que chamamos de Governança Corporativa. Por isso, seu foco é na Ética Empresarial, estabelecendo princípios universais, como justiça, transparência, prestação de contas e conformidade com leis e normas.

É fundamental observar o dia a dia da empresa para prever quais os pontos que podem gerar conflitos, como vestimenta, brindes possíveis de se receber, indicação de parentes ou locais adequados para alimentação e confraternização. Para condutas mais sérias, como lavagem e desvio de dinheiro, além da coibição, deve estar previsto o acionamento de autoridades públicas e empresas de investigação corporativa, conforme o caso.

Enfim, quando um Código de Conduta Ética é elaborado de forma consciente, e há adesão dos colaboradores, ele preserva a reputação da empresa através de uma cultura organizacional sólida. Uma ferramenta poderosa pois, no mundo pós-moderno, hiper conectado e engajado, consumidores tendem a evitar marcas com reputação manchada.

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Denise Debiasi é CEO da Bi2 Partners, reconhecida pela expertise e reputação de seus profissionais nas áreas de investigações globais e inteligência estratégica, governança e finanças corporativas, conformidade com leis nacionais e internacionais de combate à corrupção, antissuborno e antilavagem de dinheiro, arbitragem e suporte a litígios, entre outros serviços de primeira importância em mercados emergentes.

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