O índice de ruptura que mede a falta de variedade de produtos nos supermercados, calculado dividindo-se o número de itens em falta pelo total de itens disponíveis, ficou em torno de 12,5% em janeiro.
Segundo a Neogrid, empresa responsável pelo índice no varejo, a ruptura atual é resultado, entre outras coisas, da escassez de embalagens de papel e alumínio.
Denise Debiasi, Líder de Finanças Corporativas da Bi2 Partners, alerta que isso também pode ser um sinal de falta de planejamento e controle em alguns segmentos da indústria. Segundo ela, para administrar bem os insumos, deve-se adotar algumas práticas, como:
1. Avaliar a linha de produção, identificando os gargalos (defeitos, desperdícios ou falhas);
2. Monitorar a qualidade e as quantidades de matérias-primas necessárias em um mês;
3. Verificar a eficácia do método de controle desde a entrada de matéria-prima até a saída do produto;
4. Criar um planejamento de compras de matéria-prima levando-se em conta a sazonalidade e as projeções de vendas da indústria;
5. Elaborar um plano de contingência com mais fornecedores, caso alguns venham a falir ou falhar na entrega;
6. Utilizar ferramentas de controle integradas à projeção de vendas da empresa.
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