Compliance, ética e reputação: A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica Cade impediu, por meio de medida preventiva, a empresa de aplicativo de entrega de comida iFood de firmar novos contratos de exclusividade com restaurantes.
Segundo o Cade, a investigação começou após denúncia feita pela rival Rappi alegando que o iFood faz grandes contratos de exclusividade com restaurantes, prejudicando a concorrência.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel – também apresentou denúncia contra o iFood observando que após a pandemia, os aplicativos de pedidos de comida passaram a ser canais de vendas mais relevantes para o setor, que ficaram dependentes dos serviços da plataforma e sujeitos a firmar acordos de exclusividade.
Denise Debiasi, especialista em compliance, alerta para o fato de que um bom programa de governança e integridade deve atender não somente às leis, questões de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes contábeis, mas também o comportamento da empresa em relação às normas de mercado, incluindo aí, as questões concorrenciais e de interesse dos consumidores.
Entre em contato conosco para conhecer melhor as soluções da Bi2 Partners ou nos conte um pouco sobre os desafios atuais da sua empresa: +55 11 96476.9418 | [email protected] – Relacionamento com Clientes